Você sabia que É PROIBIDO utilizar ingredientes de origem animal em rações de ruminantes como os bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos?
Mas… O que tem a ver com o mundo dos pet ‘s?
O uso é proibido devido a doença da vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina) que pode contaminar os ruminantes! É uma doença que atinge o sistema nervoso central, não possui cura nem tratamento.
A indústria de rações vem cada vez mais se modernizando, assim como os números voltados ao mercado pet vem crescendo!
Diante disso, é necessário adotar boas práticas de fabricação de rações nas indústrias cada vez mais rígidas, contando principalmente com o controle de recebimento de matérias primas!
Para animais carnívoros como os cães e os gatos, comumente se utiliza ingredientes de origem animal para a fabricação de rações como os óleos de frango, farinha de carne e ossos, farinha de sangue e etc…
Para evitar o risco de contaminação do produto final (ração, por exemplo) é NECESSÁRIO certificar-se que o ingrediente possui registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, seja de um fornecedor que adota boas práticas de fabricação bem como seja livre de microrganismos patogênicos (causadores de doenças).
Muitos desses microrganismos podem ser letais! Que é o caso da doença da vaca louca.
Mas como posso ter acesso a origem da ração que ofereço ao meu pet?
Muitas empresas já adotam o sistema de RASTREABILIDADE de produtos, onde o tutor tem acesso a todo o processo de produção!
Prefira adquirir rações de embalagens fechadas ou que possua algum tipo de vedação mesmo após a abertura! Compre também produtos de lojas ou casas de rações confiáveis!