Taurina para gatos!

Que a taurina é um aminoácido essencial para gatos isso você já deve ter ouvido falar. Mas você sabe por quê? Fica nessa página que iremos te contar.

A taurina está relacionada com diversas funções do organismo

O nome vem do “Bos taurus”, os conhecidos bovinos, primeiros animais na qual foi isolado o aminoácido que conhecemos como TAURINA.

Os gatos, diferentemente dos cães, têm dificuldade de sintetizar esse aminoácido para repor o que naturalmente é utilizado no trato gastrointestinal pelos ácidos biliares.

Diante disso, a falta de TAURINA pode provocar degeneração central da retina, cardiomiopatia dilatada e incapacidade reprodutiva. A cardiomiopatia pode resultar em insuficiência cardíaca, pois consiste na dilatação exacerbada do músculo cardíaco onde o organismo não consegue bombear sangue o suficiente.

Segundo o FEDIAF (2018), o processamento influencia na degradação da taurina no intestino, o tratamento térmico resulta em níveis inferiores do aminoácido no plasma. Alimentos enlatados, por exemplo, têm recomendações de taurina maiores do que alimentos secos ou purificados.

Com isso, cuide do seu bichano para que ele tenha suas necessidades nutricionais e principalmente de TAURINA atendidos! Cada empresa pode propor diferentes níveis de aminoácidos em seus produtos desde que garantam que os níveis desse aminoácido em especial seja adequado.

FEDIAF (2018). Diretrizes nutricionais. Disponível em: <https://cbna.com.br/arquivos/FEDIAF_PT-ok-v4.pdf > .

Sobre Nós

Estamos melhorando nosso site, uma patinha de cada vez…

Siga-nos