Por que meu cachorro está comendo as fezes?

fezes

O comportamento de comer as próprias fezes ou até mesmo de outros animais se chama coprofagia. Por mais estranho que possa parecer, este é um comportamento comum entre cães e outros animais. Muito se discute sobre a naturalidade desse comportamento, se o mesmo pode ser considerado natural ou se seria um comportamento estereotipado causado por alguma restrição.

Vale salientar que os ancestrais dos cães eram predadores, e era comum esses animais comerem as vísceras das duas presas, portanto, havia a ingestão das fezes. O ato de comer as próprias fezes é mais abominável pela ótica humano do que a do animal. E isso pode ser estar ligado ao fato de tratarmos os animais como humanos, sendo essa visão chamada de antropomorfismo.

Leia também: Ondas de calor e os cuidados com os pets

Possíveis causas:

  • Causas dietéticas: A principal causa é a deficiência nutricional, e na busca de suprir tais exigências esses animais consomem as fezes. Animais com apetite exacerbado bem como animais com restrição alimentar por questões de saúde também tendem a apresentar tal comportamento. Ração de má qualidade e patologias podem ocasionar o consumo das próprias fezes.
  • Comportamento: As causas comportamentais são inúmeras, havendo a necessidade de mais estudos. Contudo, tem sido notado que cadelas consomem as fezes dos filhotes em busca de manter o ambiente limpo e proteger os seus filhotes. Ansiedade, tédio e estresse também são possíveis causas. Os animais na intenção de chamar a atenção dos seus tutores, podem apresentar comportamentos anormais como este.
  • Causas patológicas: Vermes e parasitas, síndrome de má absorção e pancreatite pode ser uma das causas da coprofagia. Ainda mais graves diversos problemas de má absorção, distúrbio alimentar, deficiência enzimática (má digestão), doenças gastrointestinais (má absorção), insuficiência hepática, insuficiência pancreática, hipertireoidismo, possibilidade de pancreatite exócrina e crônica e deficiência de vitaminas no organismo, como o B1. Nesses casos busque um médico veterinário.

O que fazer?

Se tiver alguma possibilidade desse comportamento ter origem patológica, busque um médico veterinário. Verifique se a dieta do seu cão está adequada, se ração atende suas exigências, para isso busque um Zootecnista. Atividades físicas, mentais e sociais são extremamente relevantes. Mudar os hábitos do animal, quanto aos passeios, estimular as necessidades fisiológicas fora de casa, caso seja possível deixar os potes com ração e água longe do local onde o cão possa defecar.

Referências:

SILVA, A. P.; PREZOTO, H. H. S.; Coprofagia canina: uma questão fisiológica ou comportamental?. Biológica – Caderno do Curso de Ciências Biológicas. Juiz de Fora, 2020.

Zootecnia Brasil, 2020. Coprofagia – o ato de comer fezes. Disponível aqui: Coprofagia – o ato de comer fezes – Zootecnia Brasil

Sobre Nós

Estamos melhorando nosso site, uma patinha de cada vez…

Siga-nos