Os peixes-palhaços (Amphiprion ocellaris) vivem em águas salgadas e também são conhecidos por peixe-anêmona, por viverem no meio delas no fundo do mar. Certamente, é uma espécie muita admirada e cobiçada pelo aquarismo. Essa espécie ganhou muita visibilidade após o lançamento do filme “Procurando Nemo” (2003) que, apesar da história, mostra a vivência desses peixes em meio ao fundo do mar (e das anêmonas).
Leia também: Conheça as diferenças entre tartarugas, cágados e jabutis
Na época da reprodução podem ovipositar milhares de ovos e os machos são responsáveis por cuidar até o momento da eclosão (entre 6 a 10 dias). Outro fato curioso é que os peixes palhaços podem “mudar” de sexo após o amadurecimento reprodutivo. Caso a fêmea reprodutora morra, o macho reprodutor mais forte muda de sexo e passa então a ser a fêmea ovipositora.
Se alimentam de plânctons, zooplânctos e larvas.
Para a criação desses peixes em aquário, é importante manter a qualidade da água. Filtros, bombas de oxigenação e iluminação são importantes, além da troca pontual da água. Podem conviver tranquilamente com outros peixes no mesmo aquário, mas serão mais “felizes” com a presença de semelhantes.
Somos parte do Grupo Zootecnia Brasil!
Sugestão de leitura: O que é conforto térmico e a importância dele para os peixes
Os peixes-palhaços podem ser encontrados no Sudeste Asiático, Japão, Grande Barreira de Corais e Indo-Malaia. A expectativa de vida na natureza pode chegar até 15 anos e em cativeiro 10 anos.
Não contribua com o tráfico de animais e a pesca ilegal! Compre seu pet apenas de criatórios certificados.
Referências:
BLOG do Pescador (2021). Peixe palhaço: origem, características, reprodução, alimentação, habitat criação em aquário. Acesso em 29/03/2024
PESCA Gerais (2021). PEIXE PALHAÇO ONDE É ENCONTRADO, PRINCIPAIS ESPÉCIES E CARACTERÍSTICAS. Acesso em: 29/03/2024.
PROTO Animal (2022). Peixe-palhaço: habitat, curiosidades, dieta e muito mais. Acesso em: 29/03/2024.