A iguana-verde ou iguana-comum é um lagarto (réptil) da família Iguanidae. Possue hábitos diurnos, gosta de subir em árvores e galhos, sua alimentação consiste em basicamente frutas, folhas e eventualmente insetos.
Leia também: Mini pig: as tendências de pets não convencionais
Esses animais podem chegar a mais de 2 metros de comprimento, sendo que sua cauda pode corresponder a mais de dois terços do seu corpo. São ótimas nadadoras, possuem barbela bem desenvolvida e uma fileira de “espinhos” em seu dorso.
As iguanas dependem da irradiação solar para realizar sua termorregulação e, através do seu olho pineal, conseguem captar as variações de luminosidade, permitindo assim identificar os momentos com mais intensidade luminosa. Esse “olho pineal” não é capaz de formar imagens como os olhos humanos, entretanto são fundamentais para as iguanas.
Somos parte do Grupo Zootecnia Brasil!
Esses animais em vida livre, isto é, na natureza, podem viver em média 8 anos. Já quando criados em cativeiro, essa expectativa pode aumentar para 20 anos, dependendo diretamente das condições em que são dadas. Na fase de reprodução os machos se tornam agressivos e as fêmeas colocam os ovos (ovopositam) 65 dias após o acasalamento, a incubação pode levar até 120 dias.
Não contribua com o tráfico de animais! Não compre seu pet de forma ilegal! Adquira de criatórios certificados pelo IBAMA e com microchip.
Iguanas podem apresentar comportamento de morder e até mesmo podem perder parte de sua cauda quando se sentem ameaçadas.
Além disso, proporcionar um ambiente adequado ao animal evita acidentes e um pet estressado. O terrário deve comportar o animal para que ele expresse seus comportamentos naturais, seja livre de medo, fome, sede e não esteja exposto à doenças e infecções.
Referências:
BRASIL, Escola. Iguana. Acesso em 24/03/2024.
NATHIONAL, Geographic. Iguana. Acesso em: 24/03/2024.
PETZ. Iguanas domésticas: como evitar um comportamento agressivo. Acesso em: 24/03/2024.