Os rins são responsáveis pela limpeza (filtragem) de impurezas do organismo e do sangue, excretando-as por meio da urina. O mal funcionamento desses órgãos pode levar o animal a desenvolver doença renal crônica. Segundo um estudo publicado pelo Centro Médico de Minnesota, 30% dos gatos e 10% dos cães com mais de 15 anos possuem essa enfermidade.
Leia também: Gatos e o Egito Antigo
Entretanto, essa doença só irá se manifestar quando 75% da capacidade renal estiver comprometida. Apesar de ser uma doença silenciosa e não ter cura, é possível fornecer qualidade de vida ao pet acometido. Diante disso, é importante focar na prevenção da doença, com consultas periódicas ao veterinário aliada a uma dieta de qualidade e balanceada.
As proteínas desempenham um papel fundamental para o organismo e estão ligadas a diversas funções, porém devem ser fornecidas de forma adequada, pois podem sobrecarregar a função renal. Consulte sempre um zootecnista ou veterinário capacitados para a indicação de dietas.
Aos gatos, é importante o fornecimento de alimentos úmidos como os sachês e essa introdução deve ser feita ainda filhote. Outra particularidade dos felinos é a preferência por água em movimento (figura 2), caso esteja parada por horas, o animal tende a recusá-la.
Figura 2: Gato tomando água corrente em torneiras.
Dicas para prevenir doenças renais
- Hidratação: fornecer água fresca aos animais, aos gatos de preferência em fonte de água corrente e em dias quentes cubos de gelo são alternativas para refrescar a água.
- Consultas periódicas ao veterinário: principalmente para a realização de exames de urina e pressão arterial.
- Comidas úmidas: forma de hidratação complementar. Podem ser fornecidas congeladas.
- Dieta equilibrada: afim de garantir as necessidades nutricionais dos animais, evitando excessos que podem causar doenças (renais, obesidade e etc.)
Somos parte do Grupo Zootecnia Brasil!
Referências:
ANIMALE, 2021. Doenças renais em cães e gatos. Acesso em 24/03/2024.
FOLHA de Londrina, 2024. 30% dos gatos com mais de 15 anos têm doença renal crônica. Acesso em 24/03/2023