As chinchilas são roedores originários das Cordilheiras dos Andes e por muito tempo foram caçadas por conta da sua pele e pêlo, utilizados para a confecção de vestimentas. Essas características, entretanto, desempenham um papel fundamental para esses animais, uma vez que a abundância de pêlos auxilia na proteção contra o frio e parasitas.
Leia também: Cobras podem ser pets?
O peso, tamanho e período de gestação pode variar conforme a espécie, porém a chinchila doméstica pode pesar em média até 1kg, chegar a 30cm e o período de gestação em média 128 dias. São animais sociáveis e não devem ser criados sozinhos, além disso são muito ativos principalmente a noite e curiosos, precisando de um ambiente que atenda suas necessidades.
São animais herbívoros e devem consumir alimentos adequados para a espécie, como as rações próprias para roedores na forma peletizada. Nada de fornecer proteína de origem animal. Alimentos que propiciem o desgaste dos dentes também são essenciais, já as sementes de girassol devem ser dadas com atenção devido ao seu nível energético. As chinchilas são espertas e podem ser condicionadas à comportamentos desejados como entrar e sair da gaiola ganhando um “petisco” por isso.
Somos parte do Grupo Zootecnia Brasil!
Sugestão de leitura: Conheça mais sobre a raça Boiadeiro Australiano
Outro ponto fundamental é a higiene, como já mencionado, esses animais possuem o pêlo longo, necessitando higienizar-se com certa frequência. Não devem tomar banho diretamente na água, assim como os hamsters, o banho mais indicado é através de pós apropriados.
Referências:
INFOESCOLA. Chinchila. Acesso em: 29/03/2024.
PETZ. Tudo sobre chinchila. Acesso em 29/03/2024.