- Origem
Conta-se que a raça “Blue Heeler” (figura 1) teve origem no século XIX na Austrália, resultado do cruzamento entre diversas raças caninas dando origem a um animal inteligente, protetor, líder e com capacidades fascinantes de trabalho com o gado.
Figura 1: Cão da raça blue heeler.
O nome refere-se principalmente a sua pelagem (“blue”), característica marcante desses cães, e sua habilidade de “morder” o calcanhar (“heeler”). O pêlo varia entre azul-acinzentado e azul-escuro ao vermelho, como a figura 2 (red heeler), ao nascer apresentam pelagem branca, caraterística herdada dos dálmatas presente em sua herança genética.
Leia também: Por que meu cachorro está comendo as fezes?
Figura 2: Red heeler.
O Blue Heeler também é conhecido como Australian cattle dog e boiadeiro australiano.
- Cuidados
Os animais dessa raça são muito enérgicos e necessitam se exercitar diariamente. Fornecer um ambiente com “diversões” é fundamental, além disso, são extremamente inteligentes e aprendem com facilidade. Outras características marcantes desses cães é o forte instinto de proteção e o trabalho com o gado (figura 3).
Figura 3: Cão blue heeler na lida com o gado.
A longevidade desses cães é influenciada diretamente pelo estilo de vida que leva. Fornecer uma dieta balanceada é de extrema importância para garantir que o animal tenha suas necessidades nutricionais atendidas, evitando assim problemas de saúde. Propiciar um ambiente interativo, exercitar o cão (instigando seu instinto de trabalho no campo) também influenciam nesse quesito, pois os cães blue heelers necessitam gastar energia diariamente.
Somos parte do Grupo Zootecnia Brasil!
Referências:
MATHIAS, João. Como criar boiadeiro australiano. Acesso em 22/03/2024.