Que os gatos são pets adorados por muitos isso não é novidade, mas por que foram considerados sagrados e até deuses para os egípcios?
Leia também: Conheça as 3 raças de gatos que vivem por mais tempo
Segundo uma matéria da revista Super Interessante (2011), essa pergunta é simples. Esses animais ajudavam a controlar os ratos que disseminavam doenças e comiam os grãos.
Ao observar essa utilidade do felino, passaram a adorá-los como divindades (figura 1). Esse fato precisou de “ajuda do governo”, pois serviam de alimento para alguns povos às margens do rio Nilo.
Figura 1: Deusa Bastet, corpo de mulher e cabeça de gato.
As mulheres admiravam tanto a beleza desses animais que pintavam os olhos imitando o contorno do olhar dos felinos. Outro fato curioso é a crença de que os gatos possuem 7 vidas, porém não se sabe exatamente ao certo o motivo, entretanto muitos acreditam nisso devido a grande rusticidade, o fato de sempre “cair em pé” e serem mais resistentes à doenças do que outros pets.
Somos parte do Grupo Zootecnia Brasil!
Muitos cultuavam estátuas (figura 2) como forma de adoração.
Figura 2: Representação em forma de estátua da deusa Bastet.
A admiração pelos felinos, em especial aos gatos, perdura até os dias atuais. São animais extremamente adoráveis e companheiros, sendo um dos pets mais adotados.
Referências:
COSTA, Márcia Jamille (2016). Os gatos no Egito Antigo. . Acesso em: 22/03/2024
FATOS, Curiosos (2011). Por que os gatos eram considerados sagrados para os egípcios?. Acesso em 22/03/2024
MAYDANA, Sebastião Francisco (2023). Bastet – deusa gato egípcio. Acesso em: 22/03/2024